
“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.”
– Oscar Wilde –
A curiosidade e a imaginação são características marcantes desta faixa etária, é uma fase especial. Assim, a sala da fantasia está dividida por várias áreas de interesse, onde as histórias, as construções ou o teatro devem ser utilizados porque estimulam de forma muito intensa a imaginação e o raciocínio das crianças.
O objetivo principal da Sala da Fantasia é estimular o pensamento criativo;
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Desenvolver a noção espacial e a capacidade de resolução de problemas;
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Estimular a capacidade visuo- construtiva;
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Desenvolver a noção espacial e a capacidade de resolução de problemas;
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Estimular a capacidade visuo- construtiva;
ALIMENTAÇÃO:
Cada refeição é preparada na nossa cozinha (alimentação incluída na mensalidade).
As refeições das crianças da creche são feitas no refeitório da creche._
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SONO:
As sestas são um momento coletivo.
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HIGIENE:
Por norma, nesta sala começa a rotina de desfralde, respeitando os ritmos de cada criança;
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Depois das refeições é feita a escovagem dos dentes.
Cada refeição é preparada na nossa cozinha (alimentação incluída na mensalidade).
As refeições das crianças da creche são feitas no refeitório da creche._
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SONO:
As sestas são um momento coletivo.
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HIGIENE:
Por norma, nesta sala começa a rotina de desfralde, respeitando os ritmos de cada criança;
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Depois das refeições é feita a escovagem dos dentes.
O projeto pedagógico constitui um instrumento de planeamento das atividades da sala, de acordo com o nível de desenvolvimento, as características individuais, as necessidades e os interesses das crianças do grupo.
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Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
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Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
- Psicomotricidade
O corpo é o veículo para a ação, para o conhecimento e para socialização. As experiências corporais modificam o intelecto, a vida afetiva e as ações motoras das crianças. O corpo deve ser visto como um todo, pois nele estão todas as tensões e emoções que caracterizam a evolução psicoafetiva infantil. As nossas aulas de psicomotricidade são realizadas uma vez por semana e têm em conta as necessidades reais de cada criança, a planificação do professor pressupõe partir, sempre, do simples para o complexo.
Através de brincadeiras e jogos, assumimos o compromisso de proporcionar uma vivência corporal ampla capaz de desenvolver capacidades físicas, afetivas e motoras.
- Música
A música representa uma importante fonte de estímulos, assim consideramos importante proporcionar aulas de música a todas as crianças do nosso colégio. É uma atividade curricular que proporciona o acesso a um conjunto de estímulos que são igualmente importantes para a aquisição de outras competências. É o caso, por exemplo, da aquisição da linguagem.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
A fala desenvolve-se durante os três primeiros anos da vida. Entre 2 e 5 anos, é comum a criança apresentar algumas dificuldades na emissão de palavras com sons mais difíceis, podendo chegar às vezes a hesitar na hora de falar ou repetir algumas sílabas ou palavras.
Existem 3 tipos de disfluências que podem ocorrer nas crianças: normal, leve ou grave.
A disfluência normal ocorre de vez em quando. A criança pode repetir uma ou duas vezes sílabas ou palavras ou ainda hesitar antes de falar como se estivesse procurando a palavra certa. Todas as pessoas podem apresentar este tipo de disfluência durante a vida, sem que seja percetível aos falantes ou ouvintes.
A disfluência leve surge quase sempre com a repetição pela criança de sons ou palavras por mais de duas vezes ou por duração exagerada de um som. Pode apresentar tensões leves no pescoço, no rosto ou em volta da boca, ou mudanças na intensidade da voz. Algumas vezes, como se estivesse a faltar o ar para que a criança consiga falar. Geralmente tem duração de, no máximo, 6 meses, desaparecendo após este período de tempo.
A disfluência grave ocorre em quase todas as situações de comunicação. A criança gagueja em mais de 10% da fala. O bloqueio ou demora a conseguir falar ou soltar um som que parece estar preso, são mais comuns do que as repetições de sílabas ou prolongamento de sons. A criança apresenta esforço e tensão para falar, podendo associar à fala movimentos faciais e/ou corporais.
O segredo do sucesso do desfralde é só começar quando a criança realmente já tem capacidade física para segurar as necessidades (ou seja, tem controle esfincteriano). Embora existam crianças que conseguem fazer isso já com 1 ano e meio, outras só vão estar prontas depois de completar 3 anos.
Você talvez já tenha ouvido falar que os meninos demoram mais para largar a fralda que as meninas, o que é verdade. E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com o irmão mais novo.
Procure identificar no seu filho ou filha a vontade de se tornar mais independente.