Sala das Descobertas

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Os terrores noturnos podem começar logo aos 9 meses de idade. São um transtorno do sono misterioso, que ocorrem quando a criança está numa fase em que dorme profundamente, mas não sonha.
Durante uma crise de terror noturno, a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama, etc. Mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos ou até mais de meia hora, e, depois de passar, a criança volta a dormir. No dia seguinte, não vai lembrar de nada.
O nascimento dos primeiros dentinhos pode deixar a criança chata e irritada por causa do desconforto que a erupção dos dentes ocasiona, deixando mães e pais preocupados, sem saber o que fazer para acalmar o bebê.

O bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril e desconforto em geral. Podem ocorrer fezes mais líquidas e outros, porém a febre ou infeções pulmonares não estão relacionadas com o nascimento dos dentinhos de seu filho, podendo aparecer por coincidência na mesma época.

Para aliviar o desconforto, ofereça ao bebé mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar no frigorífico, o frio ajuda a confortar a região.

Importante: Assim que nascer o primeiro dente do seu filho é preciso sempre higienizá-lo!
Uma das fases mais emocionantes para os pais é quando os filhos começam a andar. Também é o primeiro grito de independência dos bebês, que se sentem livres, prontos para descobrir o mundo ao redor deles. Se o seu filho gatinhar pela casa e ficar em pé se apoiando nos móveis, saiba que falta muito pouco para ele começar a andar.

Para que ele dê os primeiros passinhos, você também pode ajudá-lo. Os pais devem criar situações que estimulem o bebê a querer se mexer, como colocar um brinquedo a uma certa distância para ela ir buscar ou ficar próximo para que a criança vá ao seu encontro.

As nossas outras Salas...