
“Educar não é cortar as asas e sim orientar o voo.”
– Paulo Freire –
A sala das Descobertas é o nosso espaço privilegiado para a aquisição da marcha. É um espaço com um grande enfoque na estimulação sensorial, de aquisição e treino das capacidades locomotoras e controlo do seu corpo, de manipulação e de aquisição da linguagem.
O objetivo principal da Sala das Descobertas é a estimulação, iniciação e consolidação da marcha;
_
Descoberta do corpo e a relação deste com o espaço;_
_
Descoberta do corpo e a relação deste com o espaço;_
ALIMENTAÇÃO:
Cada refeição é preparada na nossa cozinha (alimentação incluída na mensalidade).
As refeições das crianças da creche são feitas no refeitório da creche._
_
SONO:
As sestas são um momento coletivo.
_
HIGIENE:
A troca das fraldas é feita em espaço adequado, várias vezes ao dia (todos os produtos de higiene estão incluídos na mensalidade)
Cada refeição é preparada na nossa cozinha (alimentação incluída na mensalidade).
As refeições das crianças da creche são feitas no refeitório da creche._
_
SONO:
As sestas são um momento coletivo.
_
HIGIENE:
A troca das fraldas é feita em espaço adequado, várias vezes ao dia (todos os produtos de higiene estão incluídos na mensalidade)
O projeto pedagógico constitui um instrumento de planeamento das atividades da sala, de acordo com o nível de desenvolvimento, as características individuais, as necessidades e os interesses das crianças do grupo.
_
Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
_
Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
- Psicomotricidade
O corpo é o veículo para a ação, para o conhecimento e para socialização. As experiências corporais modificam o intelecto, a vida afetiva e as ações motoras das crianças. O corpo deve ser visto como um todo, pois nele estão todas as tensões e emoções que caracterizam a evolução psicoafetiva infantil. As nossas aulas de psicomotricidade são realizadas uma vez por semana e têm em conta as necessidades reais de cada criança, a planificação do professor pressupõe partir, sempre, do simples para o complexo.
Através de brincadeiras e jogos, assumimos o compromisso de proporcionar uma vivência corporal ampla capaz de desenvolver capacidades físicas, afetivas e motoras.
- Música
A música representa uma importante fonte de estímulos, assim consideramos importante proporcionar aulas de música a todas as crianças do nosso colégio. É uma atividade curricular que proporciona o acesso a um conjunto de estímulos que são igualmente importantes para a aquisição de outras competências. É o caso, por exemplo, da aquisição da linguagem.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Os terrores noturnos podem começar logo aos 9 meses de idade. São um transtorno do sono misterioso, que ocorrem quando a criança está numa fase em que dorme profundamente, mas não sonha.
Durante uma crise de terror noturno, a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama, etc. Mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos ou até mais de meia hora, e, depois de passar, a criança volta a dormir. No dia seguinte, não vai lembrar de nada.
Durante uma crise de terror noturno, a criança pode chorar, gritar, gemer, sentar na cama, etc. Mesmo que ela esteja de olhos abertos, não sabe que você está ali e não se acalma. A crise pode durar alguns minutos ou até mais de meia hora, e, depois de passar, a criança volta a dormir. No dia seguinte, não vai lembrar de nada.
O nascimento dos primeiros dentinhos pode deixar a criança chata e irritada por causa do desconforto que a erupção dos dentes ocasiona, deixando mães e pais preocupados, sem saber o que fazer para acalmar o bebê.
O bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril e desconforto em geral. Podem ocorrer fezes mais líquidas e outros, porém a febre ou infeções pulmonares não estão relacionadas com o nascimento dos dentinhos de seu filho, podendo aparecer por coincidência na mesma época.
Para aliviar o desconforto, ofereça ao bebé mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar no frigorífico, o frio ajuda a confortar a região.
Importante: Assim que nascer o primeiro dente do seu filho é preciso sempre higienizá-lo!
O bebê pode apresentar sintomas como irritação, estado febril e desconforto em geral. Podem ocorrer fezes mais líquidas e outros, porém a febre ou infeções pulmonares não estão relacionadas com o nascimento dos dentinhos de seu filho, podendo aparecer por coincidência na mesma época.
Para aliviar o desconforto, ofereça ao bebé mordedores para massagear a gengiva. O alívio será maior se antes o mordedor ficar no frigorífico, o frio ajuda a confortar a região.
Importante: Assim que nascer o primeiro dente do seu filho é preciso sempre higienizá-lo!
Uma das fases mais emocionantes para os pais é quando os filhos começam a andar. Também é o primeiro grito de independência dos bebês, que se sentem livres, prontos para descobrir o mundo ao redor deles. Se o seu filho gatinhar pela casa e ficar em pé se apoiando nos móveis, saiba que falta muito pouco para ele começar a andar.
Para que ele dê os primeiros passinhos, você também pode ajudá-lo. Os pais devem criar situações que estimulem o bebê a querer se mexer, como colocar um brinquedo a uma certa distância para ela ir buscar ou ficar próximo para que a criança vá ao seu encontro.
Para que ele dê os primeiros passinhos, você também pode ajudá-lo. Os pais devem criar situações que estimulem o bebê a querer se mexer, como colocar um brinquedo a uma certa distância para ela ir buscar ou ficar próximo para que a criança vá ao seu encontro.