Sala do Saber

PERGUNTAS E RESPOSTAS

O tempo passado em frente à televisão é subtraído de muitas atividades importantes, tais como a leitura, os trabalhos da escola, os jogos, a interação com a família e o desenvolvimento social.

Na relação televisor vs crianças também existe aprendizagem. Mas a pergunta que se coloca é que tipo de aprendizagem?

Na maioria das vezes pode-se aprender coisas que são inapropriadas ou incorretas, pois, principalmente entre as crianças, ocorre a não diferenciação entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade.

Os problemas não são apenas detetados somente nos programas vistos, pois, encontram-se sob a influência de centenas de anúncios comerciais, muitos dos quais induzem a hábitos de alimentação nada saudáveis, estimulam o consumismo, difundem estilos de vida que associam a posse de bens supérfluos como fatores de sucesso, alegria e bem estar.

Com uma orientação apropriada os seus filhos podem aprender a usar a televisão de uma maneira saudável e positiva:
- estimular discussões com eles quando estão a assistir juntos a um programa; - evidenciar comportamentos positivos como a cooperação, a amizade e o interesse pelos outros;
- fazer conexões com histórias, livros, lugares de interesses e eventos pessoais;
- conversar com eles sobre os seus valores pessoais e familiares e como se relacionam com o que está sendo visto no programa, comparando o que estão vendo com eventos reais;
- deixe-os saber as verdadeiras consequências da violência;
- discutir sobre o papel da publicidade e sua influência no que se compra.

Muito já se estudou sobre a influência da televisão na vida das pessoas, e assistir TV em excesso é prejudicial para pessoas de qualquer idade. Pesquisas recentes, contudo, indicam uma faixa etária em que a TV é especialmente danosa: até 2 anos de idade.
Se você está na dúvida se compra ou não um animal de estimação para o seu filho e não há nenhum motivo relevante para impedir, aposte neste novo membro na família.

O convívio com animais de estimação pode deixar as crianças mais tranquilas e até mais obedientes.

Com relação a idade da criança e escolha do animal, aves e peixes podem conviver até mesmo com bebês, mas os felinos e os cães são indicados em casas com crianças a partir dos 4 anos.
Explique ao seu filho o respeito a ter com os animais. A vigilância com o animal também é importante.
Procure não ser o causador do ciúme do seu filho com o animal para não obter o efeito contrário do desejado.
Deixe que seu filho participe dos cuidados e boa sorte!

Outros cuidados:
- Estimule a criança a lavar sempre as mãos após brincar com o animal;
- Mantenha os pertences do animal sempre lavados, higienizados com desinfetantes e bem guardados;
- Recolha rapidamente as fezes e urina dos animais de forma que a criança não tenha contato, evitando assim, contaminação em objetos, alimentos e até mesmo no ambiente;
- Evite compartilhar alimentos ou cama com os animais;
Além da adaptação da casa para a chegada dos bebês, depois que os filhos nascem a casa nunca mais foi tão organizada como antes, não é verdade?

As crianças precisam brincar com tranquilidade e liberdade, mas é possível sim impor limites para que as coisas não saiam do controle. Assim como em todos os pontos da educação infantil, o bom exemplo dos pais é fundamental.

Introduzir os conceitos de organização através do exemplo é realmente válido. Quando a criança cresce um pouco, por volta dos 4 anos, já é possível arrumar os armários com eles ao lado, por exemplo. Brincou, guardou.

Você não precisa se preocupar com a desarrumação durante a brincadeira se ensinar o seu filho a guardar tudo depois quando terminar.
Quando perceber os primeiros sinais de cansaço, vale interromper para que ainda haja disposição para organizar o material.
Também evite frases como “não vai deixar tudo desarrumado” e substitua por “arrume tudo antes de sair”.

Não se esqueça de incentivar e até recompensar seu filho pelo bom comportamento quando dor possível e adequado.

ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES

Todas estas actividades são opcionais.
  • Inglês

    A inclusão de um idioma no currículo das nossas atividades extra curriculares, visa a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos e contribui para o crescimento pessoal das crianças. A planificação do professor terá semre em conta o ritmo de cada criança nesta aprendizagem, não há um tempo padrão para aprender. As nossas aulas são lúdicas com atividades variadas: jogos, brincadeiras, histórias, desenhos, vídeos etc.

  • Informática

    A informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas, assim consideramos importante ter esta atividade no nosso curriculo. As aulas e a utilização dos computadores é vista como mais um instrumento de aprendizagem. O uso de computadores em ambiente pré-escolar é benéfico ao nível da expressividade; desenvolvimento da linguagem e capacidade de abstracção. Permite novas formas de pensar e de interagir.

  • Natação

    A natação proporciona às crianças benefícios físicos, aprimora a coordenação motora e aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular. Também tranquiliza o sono, estimula o apetite, melhora a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias. A natação é a única atividade extra curricular que acontece fora das nossas instalações, duas vezes por semana. Constitui-se uma excelente atividade motora, na qual a criança desde a mais tenra idade experimenta de forma mais natural e espontânea, uma motricidade aquática dinâmica, essencial ao seu desenvolvimento.

  • Ballet

    Nas nossas aulas de ballet as crianças além de aprenderem a dançar, adquirem postura, noções de alongamento, equilíbrio e conhecimento musical. Mas esses são só alguns dos benefícios proporcionados pela dança. As aulas serão um desafio a ser superado, a cada semana. Esse desafio leva à prática e desenvolvimento da coordenação motora, ajudando a deixar o corpo flexível, e ensinando às crianças o quanto devem ser persistentes nesta atividade.

  • Krav maga

    Krav Maga é uma arte marcial, esta atividade continua em constante evolução e adaptação desde o seu aparecimento. Os princípios básicos desta atividade, resumem-se ao uso de movimentos simples e instintivos do nosso corpo. É um sistema prático e táctico que nos ensina a prevenir, a lidar e a sobreviver a qualquer tipo de violência. O Krav Maga prepara os nossos alunos para as vertentes de defesa pessoal com métodos de ensino de fácil assimilação. É uma atividade que pode ser praticada por pais e filhos.

As nossas outras Salas...