
“O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele.”
– Immanuel Kant –
A sala do saber é o nosso espaço para crianças a partir dos três anos de idade, é um espaço pensado para instigar a curiosidade natural das crianças. A organização deste espaço permite a planificação de várias atividades onde grandes descobertas devem ser realizadas dia a dia. Procuramos sempre privilegiar o desenvolvimento da criança e a construção articulada do saber.
_
Desenvolver a expressão e a comunicação;
_
Despertar a curiosidade e o pensamento critico;
ALIMENTAÇÃO:
Cada refeição é preparada na nossa cozinha (alimentação incluída na mensalidade).
As refeições das crianças do jardim de infância é feito no refeitório do piso inferior.
_
SONO:
A partir dos 3 anos já não há rotinas de sesta.
_
HIGIENE:
Depois das refeições é feita a escovagem dos dentes.
_
Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
- Psicomotricidade
O corpo é o veículo para a ação, para o conhecimento e para socialização. As experiências corporais modificam o intelecto, a vida afetiva e as ações motoras das crianças. O corpo deve ser visto como um todo, pois nele estão todas as tensões e emoções que caracterizam a evolução psicoafetiva infantil. As nossas aulas de psicomotricidade são realizadas uma vez por semana e têm em conta as necessidades reais de cada criança, a planificação do professor pressupõe partir, sempre, do simples para o complexo.
Através de brincadeiras e jogos, assumimos o compromisso de proporcionar uma vivência corporal ampla capaz de desenvolver capacidades físicas, afetivas e motoras.
- Música
A música representa uma importante fonte de estímulos, assim consideramos importante proporcionar aulas de música a todas as crianças do nosso colégio. É uma atividade curricular que proporciona o acesso a um conjunto de estímulos que são igualmente importantes para a aquisição de outras competências. É o caso, por exemplo, da aquisição da linguagem.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Na relação televisor vs crianças também existe aprendizagem. Mas a pergunta que se coloca é que tipo de aprendizagem?
Na maioria das vezes pode-se aprender coisas que são inapropriadas ou incorretas, pois, principalmente entre as crianças, ocorre a não diferenciação entre a fantasia apresentada na televisão e a realidade.
Os problemas não são apenas detetados somente nos programas vistos, pois, encontram-se sob a influência de centenas de anúncios comerciais, muitos dos quais induzem a hábitos de alimentação nada saudáveis, estimulam o consumismo, difundem estilos de vida que associam a posse de bens supérfluos como fatores de sucesso, alegria e bem estar.
Com uma orientação apropriada os seus filhos podem aprender a usar a televisão de uma maneira saudável e positiva:
- estimular discussões com eles quando estão a assistir juntos a um programa; - evidenciar comportamentos positivos como a cooperação, a amizade e o interesse pelos outros;
- fazer conexões com histórias, livros, lugares de interesses e eventos pessoais;
- conversar com eles sobre os seus valores pessoais e familiares e como se relacionam com o que está sendo visto no programa, comparando o que estão vendo com eventos reais;
- deixe-os saber as verdadeiras consequências da violência;
- discutir sobre o papel da publicidade e sua influência no que se compra.
Muito já se estudou sobre a influência da televisão na vida das pessoas, e assistir TV em excesso é prejudicial para pessoas de qualquer idade. Pesquisas recentes, contudo, indicam uma faixa etária em que a TV é especialmente danosa: até 2 anos de idade.
O convívio com animais de estimação pode deixar as crianças mais tranquilas e até mais obedientes.
Com relação a idade da criança e escolha do animal, aves e peixes podem conviver até mesmo com bebês, mas os felinos e os cães são indicados em casas com crianças a partir dos 4 anos.
Explique ao seu filho o respeito a ter com os animais. A vigilância com o animal também é importante.
Procure não ser o causador do ciúme do seu filho com o animal para não obter o efeito contrário do desejado.
Deixe que seu filho participe dos cuidados e boa sorte!
Outros cuidados:
- Estimule a criança a lavar sempre as mãos após brincar com o animal;
- Mantenha os pertences do animal sempre lavados, higienizados com desinfetantes e bem guardados;
- Recolha rapidamente as fezes e urina dos animais de forma que a criança não tenha contato, evitando assim, contaminação em objetos, alimentos e até mesmo no ambiente;
- Evite compartilhar alimentos ou cama com os animais;
As crianças precisam brincar com tranquilidade e liberdade, mas é possível sim impor limites para que as coisas não saiam do controle. Assim como em todos os pontos da educação infantil, o bom exemplo dos pais é fundamental.
Introduzir os conceitos de organização através do exemplo é realmente válido. Quando a criança cresce um pouco, por volta dos 4 anos, já é possível arrumar os armários com eles ao lado, por exemplo. Brincou, guardou.
Você não precisa se preocupar com a desarrumação durante a brincadeira se ensinar o seu filho a guardar tudo depois quando terminar.
Quando perceber os primeiros sinais de cansaço, vale interromper para que ainda haja disposição para organizar o material.
Também evite frases como “não vai deixar tudo desarrumado” e substitua por “arrume tudo antes de sair”.
Não se esqueça de incentivar e até recompensar seu filho pelo bom comportamento quando dor possível e adequado.
ATIVIDADES EXTRA CURRICULARES
Todas estas actividades são opcionais.-
Inglês
A inclusão de um idioma no currículo das nossas atividades extra curriculares, visa a possibilidade de aquisição de novos conhecimentos e contribui para o crescimento pessoal das crianças. A planificação do professor terá semre em conta o ritmo de cada criança nesta aprendizagem, não há um tempo padrão para aprender. As nossas aulas são lúdicas com atividades variadas: jogos, brincadeiras, histórias, desenhos, vídeos etc.
-
Informática
A informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas, assim consideramos importante ter esta atividade no nosso curriculo. As aulas e a utilização dos computadores é vista como mais um instrumento de aprendizagem. O uso de computadores em ambiente pré-escolar é benéfico ao nível da expressividade; desenvolvimento da linguagem e capacidade de abstracção. Permite novas formas de pensar e de interagir.
-
Natação
A natação proporciona às crianças benefícios físicos, aprimora a coordenação motora e aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular. Também tranquiliza o sono, estimula o apetite, melhora a memória, além de prevenir algumas doenças respiratórias. A natação é a única atividade extra curricular que acontece fora das nossas instalações, duas vezes por semana. Constitui-se uma excelente atividade motora, na qual a criança desde a mais tenra idade experimenta de forma mais natural e espontânea, uma motricidade aquática dinâmica, essencial ao seu desenvolvimento.
-
Ballet
Nas nossas aulas de ballet as crianças além de aprenderem a dançar, adquirem postura, noções de alongamento, equilíbrio e conhecimento musical. Mas esses são só alguns dos benefícios proporcionados pela dança. As aulas serão um desafio a ser superado, a cada semana. Esse desafio leva à prática e desenvolvimento da coordenação motora, ajudando a deixar o corpo flexível, e ensinando às crianças o quanto devem ser persistentes nesta atividade.
-
Krav maga
Krav Maga é uma arte marcial, esta atividade continua em constante evolução e adaptação desde o seu aparecimento. Os princípios básicos desta atividade, resumem-se ao uso de movimentos simples e instintivos do nosso corpo. É um sistema prático e táctico que nos ensina a prevenir, a lidar e a sobreviver a qualquer tipo de violência. O Krav Maga prepara os nossos alunos para as vertentes de defesa pessoal com métodos de ensino de fácil assimilação. É uma atividade que pode ser praticada por pais e filhos.