
“A educação do homem começa no momento do seu nascimento; antes de falar, antes de entender, já se instrui.”
– Jean-Jacques Rousseau –
A sala de berçário oferece um ambiente acolhedor para que os bebés se sintam confortáveis e seguros neste lugar. Assim, o nosso berçário é composto: pela sala de berços destinada aos tempos de repouso, e sala parque destinada aos momentos ativos das crianças. É um espaço com equipamentos e brinquedos adequados à faixa etária, dispõe de espaços acolchoados para que os bebés tenham toda a proteção necessária.

O objetivo principal da Sala dos Mimos é favorecer o desenvolvimento de variadas formas de expressão e comunicação não verbal, tendo em vista a expressão de desejos e necessidades do bebé._
_
Estimular as perceções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contacto da criança com o espaço que a rodeia._
_
_
Estimular as perceções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor, oferecendo diversas oportunidades de contacto da criança com o espaço que a rodeia._
_
ALIMENTAÇÃO:
A refeição de cada bebé será preparada segundo a orientação dos pais. Cada refeição é preparada na nossa cozinha, de acordo com as necessidades do bebé (incluído na mensalidade). Existe uma copa, onde serão preparados os leites e papas, e também onde os biberons e chuchas são esterilizados._
_
SONO:
As sestas acontecem mediante as necessidades de cada bebé, não é um momento coletivo.
_
HIGIENE:
A troca das fraldas é feita em espaço adequado, várias vezes ao dia (todos os produtos de higiene estão incluídos na mensalidade)
A refeição de cada bebé será preparada segundo a orientação dos pais. Cada refeição é preparada na nossa cozinha, de acordo com as necessidades do bebé (incluído na mensalidade). Existe uma copa, onde serão preparados os leites e papas, e também onde os biberons e chuchas são esterilizados._
_
SONO:
As sestas acontecem mediante as necessidades de cada bebé, não é um momento coletivo.
_
HIGIENE:
A troca das fraldas é feita em espaço adequado, várias vezes ao dia (todos os produtos de higiene estão incluídos na mensalidade)
O projeto pedagógico constitui um instrumento de planeamento das atividades da sala, de acordo com o nível de desenvolvimento, as características individuais, as necessidades e os interesses das crianças do grupo.
_
Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
_
Assim, partindo do individual para o coletivo, praticamos uma pedagogia que assenta na interação dos aspetos mais importantes dos diferentes métodos e modelos que privilegiam a aprendizagem ativa.
- Psicomotricidade
O corpo é o veículo para a ação, para o conhecimento e para socialização. As experiências corporais modificam o intelecto, a vida afetiva e as ações motoras das crianças. O corpo deve ser visto como um todo, pois nele estão todas as tensões e emoções que caracterizam a evolução psicoafetiva infantil. As nossas aulas de psicomotricidade são realizadas uma vez por semana e têm em conta as necessidades reais de cada criança, a planificação do professor pressupõe partir, sempre, do simples para o complexo.
Através de brincadeiras e jogos, assumimos o compromisso de proporcionar uma vivência corporal ampla capaz de desenvolver capacidades físicas, afetivas e motoras.
- Música
A música representa uma importante fonte de estímulos, assim consideramos importante proporcionar aulas de música a todas as crianças do nosso colégio. É uma atividade curricular que proporciona o acesso a um conjunto de estímulos que são igualmente importantes para a aquisição de outras competências. É o caso, por exemplo, da aquisição da linguagem.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Não. Às vezes a criança demora muito tempo para arrotar, causando ansiedade na mãe. Se depois de 15 minutos ela não arrotar, não há problema. Não precisa se preocupar com isto, basta colocar a criança deitada no berço de lado ou de barriga para cima.
Deve-se criar um ambiente apropriado ao sono: silêncio, escuro, recolhimento, intimidade. Cante uma canção, conte uma história. Nunca é cedo demais. Faça do adormecer um ritual que será lembrado. Não deixe o bebê adormecer na sala embalado por uma novela ou pela televisão. É normal que os bebés demorem para "pegar" no sono e acordem ao menor estímulo na fase inicial do sono. Os bebés têm um tempo de sono profundo, calmo, menor que os adultos e só o atingem 30 a 40 minutos depois de adormecerem.
Recomenda-se que os bebés não devem dormir na cama junto com os pais. Essa prática é, inclusive, causa de acidentes como queda e sufocamento. Quando são muito pequenos (menores de 3 meses) os pais estão em período de adaptação e, além disso, é comum a criança mamar várias vezes à noite, nesse momento o bebé pode ficar no berço no quarto dos pais. Entretanto, assim que os pais se sentirem mais seguros a criança, se tiver um quartinho próprio, deve ser colocada para dormir lá.
Bebés que mamam somente leite materno, não precisam beber água, chás ou sucos. Apenas o leite materno é suficiente para dar toda a água de que precisam.
Primeiro de tudo, é importante ter calma. O bebé pode chorar durante horas seguidas e por meses, quando tem cólicas. Não se sabe ainda exatamente o que causa a cólica e nem como melhorar. Ela parece fazer parte do amadurecimento da criança, uma vez que com o passar da idade desaparece.
Algumas dicas são importantes nesta fase:
- Tenha calma e peça todas as orientações ao pediatra na consulta, tire todas as suas dúvidas. Saber que é algo normal e acontece com muitos bebés é o primeiro passo
- Quando o bebé estiver com cólicas, pegue ao colo e leve para um local sossegado (pouca luz e pouco barulho)
- Cada bebé gosta de ficar numa posição diferente, mas a posição de barriga para baixo apoiando todo o tronco no braço, pode ajudar a melhorar
- Acaricie o bebé, no corpo todo, especialmente na barriguinha, com movimentos lentos e suaves. Ajuda a criança a se sentir segura
- Converse com ele com a voz tranqüila.
- De uma hora para outra a cólica passa e o bebê consegue dormir. Coloque-o no berço e mantenha o ambiente tranqüilo para que ele descanse.
Refluxo é quando o conteúdo do estômago (alimento que o bebé tomou) volta para o esôfago, podendo chegar até a boca. Quando isso acontece o bebé regurgita (volta aquele leite meio ‘azedo’). A grande maioria dos bebês regurgita por causa de refluxo e isso não significa que ele tenha uma doença, pelo contrário, isso faz parte do amadurecimento do sistema digestivo. Com o passar do tempo, especialmente após os 4 meses de idade, o refluxo tende a melhorar, tanto o número de regurgitações quanto a quantidade. Não precisa de nenhum tratamento específico. Somente quando o refluxo atrapalha a saúde do bebé – prejudica o crescimento, desenvolvimento, deixa ele muito irritado, impede de mamar, etc - pode-se pensar em investigar e tratar o refluxo. No caso dúvida, consulte o pediatra.