Sala dos Mimos

PERGUNTAS E RESPOSTAS

Não. Às vezes a criança demora muito tempo para arrotar, causando ansiedade na mãe. Se depois de 15 minutos ela não arrotar, não há problema. Não precisa se preocupar com isto, basta colocar a criança deitada no berço de lado ou de barriga para cima.
Deve-se criar um ambiente apropriado ao sono: silêncio, escuro, recolhimento, intimidade. Cante uma canção, conte uma história. Nunca é cedo demais. Faça do adormecer um ritual que será lembrado. Não deixe o bebê adormecer na sala embalado por uma novela ou pela televisão. É normal que os bebés demorem para "pegar" no sono e acordem ao menor estímulo na fase inicial do sono. Os bebés têm um tempo de sono profundo, calmo, menor que os adultos e só o atingem 30 a 40 minutos depois de adormecerem.
Recomenda-se que os bebés não devem dormir na cama junto com os pais. Essa prática é, inclusive, causa de acidentes como queda e sufocamento. Quando são muito pequenos (menores de 3 meses) os pais estão em período de adaptação e, além disso, é comum a criança mamar várias vezes à noite, nesse momento o bebé pode ficar no berço no quarto dos pais. Entretanto, assim que os pais se sentirem mais seguros a criança, se tiver um quartinho próprio, deve ser colocada para dormir lá.
Bebés que mamam somente leite materno, não precisam beber água, chás ou sucos. Apenas o leite materno é suficiente para dar toda a água de que precisam.
Primeiro de tudo, é importante ter calma. O bebé pode chorar durante horas seguidas e por meses, quando tem cólicas. Não se sabe ainda exatamente o que causa a cólica e nem como melhorar. Ela parece fazer parte do amadurecimento da criança, uma vez que com o passar da idade desaparece. Algumas dicas são importantes nesta fase: - Tenha calma e peça todas as orientações ao pediatra na consulta, tire todas as suas dúvidas. Saber que é algo normal e acontece com muitos bebés é o primeiro passo - Quando o bebé estiver com cólicas, pegue ao colo e leve para um local sossegado (pouca luz e pouco barulho) - Cada bebé gosta de ficar numa posição diferente, mas a posição de barriga para baixo apoiando todo o tronco no braço, pode ajudar a melhorar - Acaricie o bebé, no corpo todo, especialmente na barriguinha, com movimentos lentos e suaves. Ajuda a criança a se sentir segura - Converse com ele com a voz tranqüila. - De uma hora para outra a cólica passa e o bebê consegue dormir. Coloque-o no berço e mantenha o ambiente tranqüilo para que ele descanse.
Refluxo é quando o conteúdo do estômago (alimento que o bebé tomou) volta para o esôfago, podendo chegar até a boca. Quando isso acontece o bebé regurgita (volta aquele leite meio ‘azedo’). A grande maioria dos bebês regurgita por causa de refluxo e isso não significa que ele tenha uma doença, pelo contrário, isso faz parte do amadurecimento do sistema digestivo. Com o passar do tempo, especialmente após os 4 meses de idade, o refluxo tende a melhorar, tanto o número de regurgitações quanto a quantidade. Não precisa de nenhum tratamento específico. Somente quando o refluxo atrapalha a saúde do bebé – prejudica o crescimento, desenvolvimento, deixa ele muito irritado, impede de mamar, etc - pode-se pensar em investigar e tratar o refluxo. No caso dúvida, consulte o pediatra.

As nossas outras Salas...